Dicas

Como manter a sua panela de pressão em bom estado

O primeiro passo é apenas adquirir uma panela de pressão que seja certificada por institutos competentes e com selo de garantia.
Caso mude de casa e a panela de pressão fique com alguma mossa, não a deverá usar, nem mesmo se for o anel de borracha a estar afetado de alguma forma, pois sem ele, não irá haver a pressão que caracteriza este tipo de panelas.

Para uma melhor manutenção de panelas de pressão, deverá ser retirado o anel de borracha da panela para ser lavado e seco, isto depois de cada utilização, para evitar que ele se cole à tampa da panela e, assim, acumular resíduos. Este anel deverá ser substituído a cada três meses ou por indicações do fabricante.

Também as válvulas de pressão devem ser alvo de cuidados na manutenção de panelas de pressão, para evitar entupimentos. Podem ser trocadas, mas deverá pedir assistência técnica para que lhe seja indicada qual a melhor opção de substituição.

Na utilização da panela de pressão, deverão ser utilizados água e alimentos no máximo na proporção de 2/3 do volume interno da panela. Isto porque o deixar espaço para a formação de vapor é importante, para que os alimentos cozinhem devidamente e para evitar entupimentos.

De qualquer forma, e mesmo por mais básica que seja a manutenção de panelas de pressão, hoje em dia elas são muito mais seguras, vindo com mecanismos mais eficazes e seguros.

Após cada utilização da panela, deverá limpá-la cuidadosamente, assim como à tampa, para que saiam todos os resíduos e não se forme corrosão nem se dê espaço para humidade.

Lembre-se que em qualquer etapa da manutenção de panelas de pressão deverá ser evitado o uso de esponjas de palha-de-aço. Para remover manchas ou resíduos utilize água e detergente com uma esponja macia, de plástico.

Algo que talvez nunca se tenha lembrado quando procede à manutenção de panelas de pressão é que estas deverão ser guardadas entreabertas para que o ar circule e, assim, evitar odores menos agradáveis.

Convém, também, ir verificando as condições em que a panela e seus componentes se encontram. Tenha anéis de borracha à mão para quando isto se tornar uma necessidade. Deverá substituir a borracha imediatamente com os primeiros sinais de rachas.