Dicas

Instruções, cuidados e manutenção da sua panela de pressão

ANTES DA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

Antes da primeira utilização retire todos os rótulos e etiquetas da peça. Lave-a com água quente e detergente. Após a lavagem seque-a com um pano.
Lubrifique a junta de vedação da panela com um pouco de óleo de cozinha para facilitar a abertura e fecho da panela, (existem modelos de panelas que não necessitam de retirar a junta de vedação). Verifique se os dispositivos de saída de vapor estão desobstruídos.
Verifique se o botão seletor e/ou válvulas rotativas, se movimenta livremente, rodando-o.
Ensaie a utilização da panela com o mínimo de água. Deixe-a funcionar durante o tempo necessário até a válvula de regulação começar a libertar vapor.

PRECAUÇÕES IMPORTANTES

Quantidade Mínima:
Não deve utilizar a panela de pressão com uma quantidade de líquido mínimo, esta quantidade de líquido depende do modelo e tamanho da panela; se utilizar a panela com pouca quantidade de liquido poderá danificar a panela e/ou a fonte de calor.
Quantidade Máxima:
Não encha a panela para além de 2/3 da sua capacidade. Nunca deve encher uma panela para além de 1/2 da sua capacidade, ao cozinhar alimentos que aumentam de volume ou formam muita espuma durante a cozedura (feijão, grão de bico, ervilhas secas, espinafres, massa, arroz, etc.).
Note que se exceder o limite de capacidade pode ocorrer libertação de vapor e/ou alimentos pela válvula de regulação e/ou pela beira da tampa e/ou desarme de válvulas de segurança, assim como se a fonte de calor estiver demasiado elevada.

Mantenha uma rigorosa vigilância quando a utilizar na proximidade de crianças.
Não coloque a panela de pressão num forno aquecido.
Quando a panela estiver sob pressão movimente-a com muito cuidado. Não toque em superfícies quentes.
Utilize as pegas e, se necessário, use luvas, ou outro meio de proteção.
Não utilize a panela de pressão para outros fins senão aqueles que lhe estão destinados.
A panela de pressão funciona sob pressão. Uma utilização inadequada poderá causar queimaduras e danos graves. Certifique-se que a panela está devidamente fechada e que as válvulas estão desobstruídas antes de a colocar sobre a fonte de calor.
Nunca force a abertura da panela de pressão ou retire a tampa sem verificar previamente que a panela se encontra despressurizada.
Não utilize a panela sem líquidos no interior, pois poderá ficar gravemente danificada.

Não coloque uma panela de pressão vazia sobre uma fonte de calor ligada.
quando utilizar uma placa elétrica ou vitrocerâmica utilize um disco de diâmetro igual ou inferior ao fundo (Df) da panela de pressão. Assegure-se que o fundo da panela está limpo e seco.
Quando utilizar um fogão a gás, regule a chama de forma a não ultrapassar o diâmetro do fundo do corpo.
A pele superficial de algumas carnes incha sob o efeito da pressão (ex. língua de vaca). Após a cozedura, não pique a carne se esta apresentar um aspeto inchado; poderá escaldar-se. Pique a carne antes da cozedura.
No caso de confeção de alimentos pastosos, deve agitar ligeiramente a panela de pressão antes de abrir a tampa, evitando que os alimentos salpiquem para o exterior.
Não utilize a panela sob pressão para fritar alimentos.

Não utilize a panela de pressão quando esta, ou qualquer um dos seus componentes, estiver danificado ou não corresponder às funções descritas nas instruções de uso. Utilize apenas peças de substituição da marca da sua panela de pressão e do respetivo modelo.

UTILIZAR A PANELA DE PRESSÃO

DURANTE A UTILIZAÇÃO
Coloque a panela sobre a fonte de calor ligada.
Note que no aquecimento por indução atingem-se temperaturas extremamente elevadas em poucos segundos o que requer maior precaução e vigilância.
Selecione o nível de pressão que pretende utilizar,(se a sua panela tiver seletor de níveis de pressão).
Comece a contar o tempo de cozedura após verificar que a saída de vapor se faz de forma constante pela válvula de regulação.

Neste ponto deve de reduzir a potência da fonte calor de forma a que a saída de vapor se faça de forma constante pela válvula de regulação mas com um caudal de saída mínimo.
Se durante a utilização da panela de pressão o indicador de pressão não subir e/ou a válvula de regulação não libertar vapor e/ou a válvula rotativa não rodar, verifique se a potência da fonte de calor é suficientemente forte. Se o fenómeno persistir, despressurize a panela e verifique:
– Se a quantidade de líquido no interior da panela é suficiente;
– Se a panela de pressão está bem fechada;
– Se a válvula de regulação está desobstruída;
– Se a junta de vedação ou a beira da panela estão danificadas;

-Se apertou suficientemente o manipulo de fecho.

Não coloque objetos sobre o indicador de pressão e/ou válvula de regulação durante o funcionamento da panela.

UTILIZAR A PANELA DE PRESSÃO
Aproveite o calor armazenado no fundo térmico e poupe energia desligando a fonte de calor antes de terminar o tempo previsto para a confeção dos alimentos; ou, doutra forma, depois de ter passado o tempo que previsto de cozedura, abra a panela seguindo os procedimentos de despressurização.

NO FINAL DA UTILIZAÇÃO
Decorrido o tempo de cozedura, retire a panela da fonte de calor e despressurize-a, rodando lentamente o botão seletor até à posição, para libertação do vapor e/ou retirando a válvula rotativa,

no entanto aconselhamos a deixar cair um fio de água fria em cima da sua panela enquanto está pressurizada e em poucos segundos esta vai perder toda a pressão, permitindo deste modo a sua abertura rápida e segura. Note que deve ter o
máximo de cuidado para evitar queimaduras que podem ser provocadas pelo vapor libertado.
Após despressurização, abra a panela,  retire a tampa,  Note que não deve forçar a abertura da panela antes que o indicador de pressão esteja completamente em baixo e/ou ter perdido por completo a pressão , se assim o fizer pode colocar em risco a sua
segurança e danificar a panela.

DEPOIS DA UTILIZAÇÃO DA PANELA DE PRESSÃO

Lave a panela em água abundante e detergente para evitar que o aço inoxidável seja atacado pela cozedura de alimentos salgados ou ácidos. Pode lavar a panela de pressão na máquina de lavar a louça, retirando previamente a junta de vedação. Tratando-se de panela de pressão de alumínio, esta não deve ser lavada na máquina de lavar loiça.

Se usa a máquina de lavar loiça para lavar a sua panela de pressão, aconselhamos que evite colocar a tampa da panela na mesma, a tampa da panela deve ser lavada á mão e todos os resíduos e restos de alimentos removidos de forma eficaz, aproveitando-se nesta altura para inspecionar visualmente os componentes da tampa e deixar desobstruídas as válvulas de segurança.

Se durante o processo de cozedura deixou queimar os alimentos: Deixe a panela mergulhada em água e um pouco de detergente, durante alguns minutos antes de a lavar.
Para uma limpeza mais cuidada:
– Retire a junta de vedação e lave-a, (nalguns modelos de panelas não é necessário este procedimento);
– Retire o botão seletor e faça passar um jato de água pela válvula de regulação.
Recoloque o botão seletor e verifique se o sistema ficou bem montado. Este deve deslocar-se sem dificuldade. Note que uma montagem incorreta poderá dificultar ou mesmo impedir o funcionamento da válvula de regulação, obrigando a válvula de segurança a atuar.
– Verifique se a válvula de segurança está desobstruída.
Depois de limpa e seca, guarde a panela destapada para evitar deformações na junta vedação.

IMPORTANTE
Conservar a sua panela de pressão em bom estado por mais tempo:
– Não aqueça a panela quando esta estiver vazia. Se esqueceu a panela de pressão na fonte de calor, sem líquidos no interior, faça uma revisão à panela no serviço de assistência após-venda da marca, asseguramos este serviço em todas as marcas de panelas que vendemos.
– A água salgada da cozedura e a água com detergente não devem permanecer na panela de pressão durante longos períodos de tempo.

De qualquer forma, e mesmo por mais básica que seja a manutenção de panelas de pressão, hoje em dia elas são muito mais seguras, vindo com mecanismos mais eficazes e seguros.

Após cada utilização da panela, deverá limpá-la cuidadosamente, assim como à tampa, para que saiam todos os resíduos e não se forme corrosão nem se dê espaço para humidade.

Lembre-se que em qualquer etapa da manutenção de panelas de pressão deverá ser evitado o uso de esponjas de palha-de-aço. Para remover manchas ou resíduos utilize água e detergente com uma esponja macia, de plástico.

Algo que talvez nunca se tenha lembrado quando procede à manutenção de panelas de pressão é que estas deverão ser guardadas entreabertas para que o ar circule e, assim, evitar odores menos agradáveis.

Convém, também, ir verificando as condições em que a panela e seus componentes se encontram. Tenha anéis de borracha à mão para quando isto se tornar uma necessidade. Deverá substituir a borracha imediatamente com os primeiros sinais de rachas.